


PROJETO FUTSAL SEM DROGAS
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL " FUTSAL SEM DROGAS " realiza inclusão social, através de Oficinas esportivas e sócio educativas com crianças e adolescentes, na faixa etária de 05 a 16 anos, localizada na região leste, do município de Várzea Grande - MT. A maioria dos moradores dessa região encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social. As ações da organização social iniciaram com a necessidade de incentivar a pratica esportiva para os moradores e a valorização do espaço publico existentes na região, realizando treinos esportivos, aos sábados, a cada atividade a organização foi sendo conhecida e novas praticas foram surgindo. Porém ressaltamos que a nossa parceria continua e efetiva é com a Escola Estadual de 1° e 2° grau Dep. Salim Nadaf, essa parceria ocorre desde 2011, realizando Oficinas socioeducativas e esportivas, para 60 crianças e adolescentes, de segunda-feira a sexta feira, das 17h30 as 20h, utilizando da quadra esportiva da escola. Ressaltamos que todas as oficinas são oferecidos gratuitamente para os usuários, além de realizarmos atendimento bucal, distribuição de alimentos e passeios, tudo realizado através de parcerias com a comunidade e empresas locais, informamos também que conseguimos legalizar alguns documentos da organização social somente em 2016 por não termos uma orientação especifica e por falta de recursos. mas atualmente já conseguimos legalizar a organização social.
Portanto, as ações da organização estão focadas no atendimento de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade, na relação com a família e comunidade, tendo como missão contribuir para a formação de pessoas e cidadãos, assim utilizando o esporte como principal ferramenta de transformação social.

WANDERLEY BENEDITO - CEO
Objetivo:
Trabalhar para fomentar as práticas esportivas em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Divulgar e fortalecer o Instituto Futsal Sem Drogas.
-
Coordenação do projeto
Graduado em contabilidade pela Escola Cezario Neto – Cuiabá/MT, Wanderley Benedito Souza está a frente do Instituto Futsal Sem Drogas desde o ano de sua fundação em 15/06/2011, passando pelo período de sua informalidade, até a sua legalização. Sobre sua gestão o projeto iniciou com uma oficina de Futsal para 15 crianças, hoje atende com Handebol, Jiu-Jitsu.e como o desafio esta no sangue, vamos lançar o Ballet(2.021). Nesse periodo já atendeu mais de 600 crianças nas oficinas esportivas e está se preparando para aumentar este número em 2021.
Durante a Pandemia, intermediou juntamente com os parceiros do projeto, o Governo do Estado – Setasc – Fundação André Maggi – Cufa,etc. a entega de mais de 1.500 cesta básicas – 1.400 kg de frutas e verduras – 200 gás de cozinha – 600 mascaras artesanais,
Wanderley atualmente faz parte do Conselho da Criança e do Adolescente de Várzea Grande, bem articulado, contribuiu na formação do Conselho de Esporte do município de Várzea Grande em 2017, fazendo parte no biênio 2.017/2.018.
Pelo reconhecimento de seu trabalho desenvolvido dentro do projeto, Wanderley já foi condecorado com:
-
Título de Cidadão Varzeagrandense, em 12/05/2016;
-
Titulo de Professor de Destaque na Copa Atlético, em 10/06/2016;
-
Agradecimento da Escola ENP, em 17/08/2016;
-
Ocupou uma cadeira no Conselho de Esporte do município de Várzea Grande, em 2017/2018;
-
Wando” como é conhecido na comunidade, conseguiu fazer o Futsal Sem Drogas ser destaque em vários eventos, podendo destacar os seguintes:
-
-
Foram campeões da Copa Pisquila, em 2014;
-
Foram campeões dos Jogos Estudantis no ano 2016;
-
Foram finalistas dos Jogos Escolares da cidade de Cáceres, em 2016;
-
Foram campeões de futsalê sub 17 masculino, o que os tornou representantes do estado de Mato Grosso nos Jogos Brasileiros em Natal-RN, em 2017;
